24/01/2011

Solidariedade


- Solidariedade
            - Paulo Nader em Introdução ao Estudo do Direito:

- Solidariedade (diferente de) Entrosamento de interesses: A palavra “solidariedade” implica uma participação consciente numa situação alheia, animus esse que não preside todas as formas de relacionamento. Algumas situações comuns ao dia-a-dia não representam ações de solidariedade, mas somente um entrosamento de interesses.
- Solidariedade por semelhança (Léon Duguit) ou Solidariedade mecânica (Émile Durkheim)
- A solidariedade por semelhança caracteriza-se pelo fato de que os membros do grupo social conjugam seus esforços em um mesmo trabalho.
- Miguel Reale exemplifica: “podemos lembrar o esforço conjugado de cinco ou dez indivíduos para levantar um bloco de granito. Este é um caso de coordenação de trabalho, que tem como resultado uma solidariedade mecânica.”
- Esta forma foi mais desenvolvida no início da civilização humana e é a espécie que predomina entre os povos menos desenvolvidos.
- Solidariedade por divisão do trabalho (Léon Duguit) ou Solidariedade orgânica (Émile Durkheim)
- Na solidariedade por divisão do trabalho a atividade global da sociedade é racionalizada e dividida em tarefas por natureza do serviço. Os homens desenvolvem trabalhos diferentes e beneficiam-se mutuamente da produção alheia, mediante um sistema de troca de riquezas. Por essa diversificação de atividades, as tendências e vocações tendem a realizar-se.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente este post!